A Hora de Clarice

Nascida no dia 10 de dezembro de 1920, na Ucrânia, Clarice Lispector veio para o Brasil ainda pequena. Morou no Recife até a adolescência, mudando-se para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como jornalista e tradutora e se tornou uma de nossas maiores escritoras.

Traduzida para várias línguas, a autora de Perto do Coração Selvagem não gostava da palavra “literatura”. Preferia “o ato de escrever”, algo menos monumental e definitivo, mais cotidiano, mais próximo do que é vivo. Por isso, a leitura de seus textos passa mais pelas sensações e pela intuição do poético do que pela inteligência e pela análise.

Multifacetados e próximos da linguagem da poesia, seus contos e romances já se transformaram em filme, peças de teatro e espetáculos de dança. E os estudos sobre sua obra e sua vida, no Brasil e no exterior, aumentam a cada dia.

Inspirados na força de sua personalidade, do seu ato de escrever e de sua obra, nós do Sebinho Cultural passamos a celebrar, a partir de 2016, o dia do aniversário de Clarice. Hora de Clarice – 10 de dezembro – vai reunir leitores, artistas e estudiosos em torno da vida e da arte dessa grande mulher.

O restaurante preferido de Clarice Lispector, no Rio de Janeiro, era o La Fiorentina. A escritora costumava ir até lá todos os sábados, pois morava no mesmo bairro, o Leme. O prato predileto? Supremo de frango com batatas grisette.

Na Hora de Clarice serviremos uma adaptação feita pelo nosso chef, especialmente para o evento: Supremo de frango recheado com queijo, peito de peru e ervas finas, servido com batata grisette e legumes salteados.

 

Serviço – Hora de Clarice

10 de dezembro (sábado)

Programação:

19h10 – Abertura: Clarice Lispector: “A vida se me é” – Eva Leones

19h20 – “Filosofia e Literatura: Spinoza na obra de Clarice”, Jornalista Antônio Carlos Queiroz

19h45 – “Clarice em cena: as relações entre Clarice Lispector e o Teatro” – Professor André Luís Gomes

20h10 – Performance-leitura: “Clarice mulher/o ato de escrever” – Michelle Alvarenga

20h30 Encerramento

Entrada Franca!

Livraria Sebinho

SHCN 406 Norte, bloco C

Asa Norte

sebinho_-_clarice_-_01