Lançamento do livro “Teatro e Formação de espectadores”

capa_1Autor: MARTHA LEMOS DE MORAES

Editora: Paco Editorial

Data: 13 de Maio.

Horário: 18h:30min

Local Livraria Sebinho 406 bloco C Asa Norte. Entrada Franca!

O livro de Martha Moraes trata da recepção teatral sob a perspectiva do gestor cultural, a partir de sua atuação no programa educativo realizado no Teatro Sesc Paulo Autran, em Taguatinga-DF.

Assim que assumiu a gestão do espaço cultural, a educadora imaginava encontrar lugar bastante frequentado, mas a realidade se mostrou um tanto frustrante: o teatro era mais utilizado como auditório de uma escola do que como palco teatral.

 Quando havia a apresentação de espetáculos, os alunos da escola iam contra a vontade, sentiam que estavam perdendo aula.

Surge da frustração um projeto inquieto e vibrante de formação de espectadores, que é aqui relatado e analisado em suas conquistas e dificuldades. A autora parte da questão: Como estruturar um projeto de formação de espectadores que não se resuma à viabilização do acesso físico ao teatro, mas que se preocupe também com o acesso linguístico do espectador em sua relação com a obra? Com sutileza e sensibilidade, novas perguntas vão sendo elaboradas frente aos impedimentos e dificuldades que surgem no caminho, trazendo à tona questões efetivas para quem se interesse pelos distintos aspectos da relação entre teatro e educação.

Martha Moraes é professora de teatro, artista cênica e produtora cultural, atualmente professora nas disciplinas do curso de Licenciatura em Teatro do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília – UnB. Doutoranda em Teatro e Educação pela Universidade de São Paulo – USP, mestre em Arte Contemporânea e especialista em Gestão Cultural pela UnB, a autora idealizou, implementou e geriu o programa educativo “Sesc Arte-educação: Transformando Plateias”, realizado no Teatro Sesc Paulo Autran entre 2010 e 2014, onde realizou pesquisa sobre a recepção teatral, mediação cultural e formação de espectadores.