Lançamento do livro “Correspondente Internacional: uma carreira em transição”

Capa livro_Luciane AgnezAutor: Luciane Fassarella Agnez

Editora: Appris

Data: 11de Maio.

Horário: 18h:30min

Local Livraria Sebinho 406 bloco C Asa Norte.

Entrada Franca!

Considerado o topo da carreira de repórter, o correspondente internacional atravessou o século XX envolto a muito prestígio dentro e fora das redações. Testemunhou guerras, conclaves papais e esteve ao lado de autoridades importantes e artistas famosos. Explicou o mundo para um Brasil em profundas transformações. Contudo, a contemporaneidade abalou as rotinas e práticas jornalísticas, num cenário de crise econômica na mídia tradicional, de introdução das tecnologias digitais e de mudanças no próprio cenário internacional. Justamente no momento de maior globalização, o jornalismo internacional parece perder espaço na imprensa nacional.

Teria o correspondente internacional uma identidade própria, dentro da carreira jornalística, agora ameaçada? Como esses profissionais se definem e ainda legitimam seu papel? Esse processo de transição é analisado por meio do relato das experiências de jornalistas brasileiros que marcaram a correspondência internacional atuando nos principais veículos de comunicação: Clovis Rossi, Moisés Rabinovici, Sandra Passarinho, Silio Boccanera, Cristiana Mesquita, Nelson Franco Jobim, Carlos Eduardo Lins da Silva, Bernardo Mello Franco, Fernando Nakagawa, Sérgio Utsch, Vivian Oswald, Jamil Chade, Letícia Fonseca, Mauro Tagliaferria e Marcos Uchôa estão entre os profissionais que compartilharam suas experiências e pontos de vista.

Correspondente Internacional: uma carreira em transição é um livro voltado para estudantes e profissionais do jornalismo, mas também de outras áreas interessadas em estudos sobre as profissões ou em contextos internacionais. O trabalho da professora Luciane Agnez é resultado de pesquisa que recebeu menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho 2015, da Associação Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).

Sobre a autora:

Luciane Fassarella Agnez é doutora em comunicação pela Universidade de Brasília e mestre em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Jornalista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, com especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Universidade de São Paulo. É professora de jornalismo do Centro Universitário Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb) e coordenadora do curso de pós-graduação em Assessoria em Comunicação Pública na mesma instituição. Tem experiência docente e de pesquisa em teorias da comunicação, ética e legislação em comunicação, história do jornalismo, jornalismo especializado e comunicação pública.