Curso de Literatura Clássica Com Ricardo Araújo

CursoCurso: 4 módulos de 3h/aula (cada) / total de 12h/aula;

Datas: 01, 02, 08 e 09 de Junho, das 18h45min as 20h45;

Local: Sebinho (SCLN 406, Bloco C, loja 44, Asa Norte, Brasília, DF.

Investimento: R$ 450,00;

INSCRIÇÕES: Somente em dinheiro na Livraria Sebinho.

Informações sobre Inscrições: Livraria Sebinho (61) 3447-4444

Informações sobre o conteúdo do curso: Ricardo Araújo Fone e Whatsapp; (11) 95720-6946

Literatura e interpretação de clássicos da literatura. Exposição sobre tempo, narrativa e interpretação de títulos importantes da literatura mundial. Homero, Hesíodo, Virgílio, Ovídio, Dante, Shakespeare, Cervantes até Guimarães Rosa.

Dividido em quatro períodos: Antiguidade (analogia), Idade Média (analogia e ironia), Moderno (Ironia), Modernidade (Ironia e analogia).

Ricardo Araújo é professor de Teoria Literária na Universidade de Brasília. Fez mestrado em Língua espanhola e literatura espanhola e hispano-americana (USP). Publicou “Poesia Visual – Vídeo Poesia”, pela editora Perspectiva, na Coleção Debates, dirigida por Jacó Guinsburg, com prefácio de José Mindlin e posfácio de Augusto de Campos; “Edgar Allan Poe: um homem em sua sombra”, com análises de textos do poeta norte-americano. Araújo também estuda literatura e matemática através do binômio poesia/criptografia. Ele também tem traduzidos diversos textos do  filósofo espanhol José Ortega y Gasset, tais como “Desumanização da arte”, “Adão no Paraíso”, “Ensaios de Estética” e “A beleza foi feita para ser roubada”. O professor organizou a primeira Antologia da Poesia Brasileira em Vídeo, que conta comaa s participações de Antonio Cândido, Haroldo de Campos, Arnaldo Antunes, Ferreira Gullar, dentre outros. Participou dos CDs, “Profetas em Movimento – um passeio pelo barrocos, da Bailairina Soraia Silva”, como leitor e organizador de leituras Bíblicas dos profetas do Aleijadinho, elencados no belo e complexo trabalho artístico de Soraia Silva, tais como Arnaldo Antunes, Augusto de Campos e Walter Silveiia.