Lançamento Mitopoiesis: dança, educação somática e biologia celular

CARTAZ LIVROs 3000pTítulos: Mitopoiesis: dança, educação somática e biologia celular. –

Ensino Pesquisa em Extensão: processos de composição em dança na formação do docente-artista.

Autores: Diego Pizarro e Carla Sabrina Cunha

Editora: IFB – Data: 03 de Julho.

Horário: 18h:30min – Local Livraria Sebinho 406 bloco C Asa Norte.

Entrada Franca!

 

Lancamento2Ensino-Pesquisa em Extensão: processos de composição em dança na formação do docente-artista.

Autor: Diego Pizarro (organização).

De que forma podemos forjar práticas artísticas em diálogo frutífero entre contextos institucionais e não institucionais? Quais estratégias de vida traçar para mantermos vivos os desejos pela prática artística? Quais ações artísticas teriam a potência de afirmar a dança enquanto área de produção de conhecimento? É necessário fazer esta afirmação? Por quê? Quais aspectos privilegiar na formação de docentes-artistas? Como superar o senso comum sobre arte quando em contato com fórmulas limitadoras?

Estas e outras perguntas certamente motivaram os projetos artístico-educacionais que serviram de incubadora para a produção dos pensamentos, reflexões, imagens e obras coreográficas agrupadas neste livro. Longe de querer responder às perguntas acima, os textos aqui reunidos buscam refletir especialmente sobre aspectos de processos de composição em dança na relação entre o acadêmico e o popular. Eles buscam também realizar o que toda formação docente em arte deveria fazer, ou seja, promover a experiência (entre outras) da produção estética de forma intensiva e extensiva, fomentando o encontro com o público e com a diversidade das inúmeras possibilidades educacionais.

Este livro dá continuidade ao propósito de privilegiar e dar voz às pessoas que quase nunca têm a oportunidade de ver seus textos e reflexões publicadas, os estudantes de graduação. O processo de orientação dessa escrita até a versão final apresentada aqui foi também um caminho longo, levando o tempo necessário que os estudantes precisavam para (des)(re)organizar seus pensamentos. Podemos acessar, então, nesta obra, rastros, vestígios, sementes (bastante ou pouco germinadas, de acordo com o processo e o tempo de cada um). Além disso, convidamos, também, para contribuir com textos, outros artistas, professores e pesquisadores que colaboraram de diversas formas com os projetos desenvolvidos pelo Coletivo de Estudos em Dança, Educação Somática e Improvisação – CEDA-SI desde sua fundação em 2012.

LancamentoMitopoiesis: dança, educação somática e biologia celular.

Autores: Diego Pizarro; Carla Sabrina Cunha (organizadores).

Este livro é uma experiência somática de integração de conteúdos que privilegia o engajamento do corpo em movimento no processo de aprendizagem. É biologia dançada e ao mesmo tempo dança celular. Seus elementos foram selecionados a partir de diversos materiais artísticos e reflexivos produzidos ao longo do processo de composição da obra coreográfica Mitopoiesis (2015). São atividades, desenhos, textos poéticos, pensamentos, fotos, cenas, coreografias, movimentos, textos científicos e o imaginário do coletivo de docentes-artistas que participaram desse percurso.

 

 

 

 

Informações dos autores

Diego Pizarro é artista, pesquisador, educador somático e docente do Curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília – IFB, é Mestre em Arte pela Universidade de Brasília – UnB e doutorando em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFBA – Universidade Federal da Bahia. Coordena o grupo de pesquisa e extensão CEDA-SI – Coletivo de Estudos em Dança, Educação Somática e Improvisação.

Carla Sabrina Cunha é artista, professora Doutora em Artes, integra o corpo docente do Curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília, é formada pelo método Danceability, professora de Yoga e pesquisadora de improvisação em dança.