Lançamento do livro “Portas abertas à loucura”

9788547305291Autores: Eva Teresinha Silveira Faleiros,

               E Thiago Petra da Motta Campos;

               Vicente de Paula  Faleiros.

Editora: Appris

Data: 10 de Agosto.

Horário: 18h:30min

Local Livraria Sebinho 406 bloco C Asa Norte.

Entrada Franca!

Portas abertas à loucura é um livro-ferramenta fundamental para todas as pessoas que estão envolvidas nessa luta (antimanicomial) e que desejam, efetivamente, serem protagonistas da reforma psiquiátrica brasileira. E agora, mais do que nunca, será necessário para questionarmos os caminhos, para não nos acomodarmos com as soluções e respostas rápidas. Dizíamos, lá atrás, inspirados em Antonio Machado: “Caminhante, não há caminho. O caminho se faz ao caminhar”. Este livro leva-nos a pensar no “inverso, do inverso, do inverso” da desinstitucionalização. Os organizadores e autores estão de parabéns pelo brilhante trabalho. E os leitores, que façam um bom proveito!

Eva Teresinha Silveira Faleiros

é mestre em Serviço Social concluído na Université Laval – Québec, Canadá. Professora de Serviço Social no Chile, Canadá e Brasil (UFPB e UNB). Coordenadora do Movimento Pró-Saúde Mental do Distrito Federal, de 1999 a 2012. Membro fundador e da direção colegiada da Inverso, ONG em Saúde Mental, de 2003 a 2016. Supervisora de assistentes sociais do Instituto de Saúde Mental, Hospital São Vicente de Paula, e Emergências da Fundação Hospitalar do Distrito Federal, de 1993 a 1998, e da equipe multiprofissional do serviço de Saúde Mental da Cassi, de 1997 a 2000. Supervisora de estagiários de Serviço Social na Inverso desde sua fundação. Pesquisadora na área da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Thiago Petra da Motta Campos

é psicólogo clínico, acompanhante terapêutico, docente e pesquisador em saúde mental e ações terapêuticas. Mestre em psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília UniCEUB. Especialista em Psicologia Junguiana pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo – Facis. Exerce a profissão na Unip e em consultório particular. É membro da ONG Inverso e do Movimento Pró-Saúde Mental do DF.

Vicente de Paula  Faleiros

é assistente social, especialista em Gerontologia e em Planejamento, PhD em Sociologia pela Université de Montréal, com pós-doutorados na Escola de Altos Estudos, em Ciências Sociais (Ehess), em Paris, e na Université de Montréal. É professor emérito da Universidade de Brasília e professor nas pós-graduações em Psicologia  e Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. É pesquisador 1-A do CNPq, autor e consultor. Colaborador da ONG Inverso. URL Lattes: http://lattes.cnpq.br/8545024005267095