Debate: “Homens e suas Masculinidades”

debate 1
Dia: 27.09.2017
Horário: 19:00h
Local: Livraria Sebinho, Comercial 406, Bl. C, Asa Norte, Brasília – DF
Roda Aberta de Diálogos – Homens e Masculinidades: Reflexões inspiradas no livro Homens e suas Masculinidades, que trata da construção social das masculinidades com ênfase na saúde dos homens, organizado pelo educador e terapeuta Carlos Silvan e o jornalista André Cervinskis.
Realização: Masculinities – Educação, Comunicação e Cuidado com os Homens e Livraria Sebinho.
Informações: 61.3447.4444/98103.4874.

A obra se inicia com o historiador e educador popular José Carlos Silva (Carlos Silvan) – que também é um dos organizadores do trabalho – a quem coube comunicar a experiência que é cuidar dos temas Educação e Participação Popular. “Devemos reconhecer que é fundamental sensibilizar os homens para a discussão dos direitos de sua saúde e à participação popular pois, dessas ações, resultarão sujeitos conscientes de sua cidadania. Com isso, despertaremos a participação dos homens no cuidado com a sua saúde e na formulação de políticas públicas voltadas para a coletividade do universo masculino”, comenta Silvan.

 O outro organizador do livro, André Cervinskis, jornalista, escritor e doutorando em Literatura e Interculturalidade (UEPB), abordou masculinidade baseando-se em experiências vistas nas telas do cinema, em mostras seguidas de debates. Citando frases do roteiro do filme ‘Tudo sobre minha mãe’, de Pedro Almodóvar, ele destaca: “O masculino é construído através do discurso das mulheres. Estas são fortes e atuantes. Os homens, alheios, física e socialmente. As mulheres formam um círculo protetor delas mesmas, ajudando-se mutuamente.”