Lançamento: “Trabalho e Padrão de Desenvolvimento” e “Administração Política, Planejamento Governamental e Gestão Pública no Brasil Contemporâneo”

capa trabalho e padrão de desenvolvimentoAutores: Tiago Oliveira e José Celso Cardoso Jr.

Editora: Hucitec

Data: 14 de dezembro.

Horário: 19h.

Local: Livraria Sebinho, 406 bloco C Asa Norte.

Entrada Franca!

Release do livro “Trabalho e Padrão de Desenvolvimento”:

A reconfiguração do mercado de trabalho brasileiro entre 2004 e 2014 ocorreu em sintonia com um progressivo, porém incompleto, processo de construção de um novo padrão de desenvolvimento. O significado, os avanços e os obstáculos observados nesse período, diante dos problemas estruturais do nosso mercado de trabalho, são objetos de discussão do presente livro.

As reflexões finais sustentam que a superação dos traços herdados do passado e a consolidação de um mercado de trabalho condizente com a nova inserção do país na economia mundial, e com os avanços no campo da cidadania e dos direitos sociais, dependem da sustentação do padrão de desenvolvimento que teve os seus primeiros alicerces fincados na década passada. Tais reflexões oferecem um contraponto, no momento atual, diante do predomínio de políticas de corte neoliberal no país e do abandono da estratégia de construção de um padrão de desenvolvimento mais inclusivo.

Tiago Oliveira

É graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre e doutor em Desenvolvimento Econômico, na área de concentração em Economia Social e do Trabalho, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e bolsista doutor no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Atua em temas como: Emprego e Desemprego; Relações de Trabalho; Sindicalismo e Negociação Coletiva; Políticas Sociais; Políticas Públicas; Desenvolvimento e Subdesenvolvimento; Economia Brasileira. Foi assessor do Ministério do Trabalho e consultor da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

capa administração políticaAdministração Política, Planejamento Governamental e Gestão Pública no Brasil Contemporâneo: trajetória institucional e dilemas estruturais do Estado no séc. XXI.

(São Paulo: Ed. Hucitec, 2017)

Neste livro, as diversas dimensões de análise formam um continuum de situações que têm na capacidade do Estado brasileiro de implementar e executar políticas públicas em determinada direção o centro nevrálgico de sua atuação na contemporaneidade.

Em essência, há elementos para uma reforma do Estado de natureza republicana, democrática e desenvolvimentista, ainda no século XXI, tendo em vista os dramáticos processos em curso desde 2015, no sentido da ruptura democrática havida e suas principais consequências imediatas: a estagnação econômica e o retrocesso civilizatório no campo das políticas sociais.

Por isso, os capítulos do livro advogam em prol do restabelecimento da ordem legal democrática, como caminho para a superação positiva da crise atual, com ênfase na necessidade de recuperação do protagonismo estatal, em particular da função planejamento governamental, como eixo para a retomada de um processo de desenvolvimento de natureza inclusiva, sustentável, soberana e democrática no Brasil.

José Celso Cardoso Jr. (organizador)

Economista pela FEA-USP, possui mestrado e doutorado pelo IE-Unicamp. Desde então, foi pesquisador-visitante no Instituto Universitário Europeu (IUE-Firenze, Itália), na Universidade Pompeu Fabra (UPF-Barcelona, Espanha), na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL-Santiago, Chile), na Faculdade de Direito da USP e recém-concluiu o seu Pós-Doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB-Barcelona, Catalunha).

Desde 1997 é Técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA, com atuação institucional nas seguintes frentes: produção e publicação de pesquisas aplicadas às políticas públicas brasileiras, assessoramento governamental direto, formação e capacitação de servidores públicos por meio de atividade discente junto ao Mestrado Profissional do IPEA, cursos de vários níveis da ENAP, TCU, ESAF, GDF etc.

Mais recentemente tem se dedicado aos temas do Estado, Instituições, Planejamento, Democracia e Desenvolvimento, em projetos variados dos quais o livro Administração Política, Planejamento Governamental e Gestão Pública no Brasil Contemporâneo faz parte.