Lançamento do Livro “Aquários, Escafandros e outros Dispositivos de Imersão”

Convite lançamento Sebinho IIAutor: Miguel Simão

Data: 07 de dezembro.

Horário: 19h

Local: Livraria Sebinho, 406 bloco C Asa Norte.

Entrada Franca!

O livro fala sobre a exposição “Miguel Simão e dr.simoncoast – Aquários, Escafandros e outros Dispositivos de Imersão” que ocupou o Museu Nacional da República de 21 de março a 30 de abril de 2017. O livro pretende conduzir por meio de imagens a rica trajetória do artista Miguel Simão, em um passeio entre as linguagens da Escultura, Desenho, Objeto, Intervenção Urbana e Instalação. A exposição, e agora o livro, celebram 25 anos de obra de Miguel Simão, escultor e pintor nascido em Araguari (MG). Seu legado como escultor e professor de Escultura do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB) O artista, em sua maturidade, revela seu processo criativo, tanto no aspecto da sua práxis como no campo conceitual em um espaço que se abre para o público de Brasília. Miguel Simão flerta com o universo popular e pré moderno em um viés que transcende o simples retorno à figura humana ao incitar ilusões de representação, mas ele está mesmo atrás da humanidade possível, hoje quase inviável. O livro, seguindo o trajeto da exposição na sua espacialidade, mostra as imensas bigornas que interveem na praça do Museu,  também apresenta instalações-torres-totens, escafandros, sapatos-corpos, cabeças submersas, desenhos em diferentes técnicas, que reunidos evocam o universo de uma persona diversa, que flerta com o sonho, o fetiche, o palpável e o invisível.

Miguel Simão, escultor e pintor nascido em Araguari (MG). Seu legado como escultor e professor de Escultura do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB) perpassa uma longa pesquisa que envolve muitas técnicas, procedimentos e elaborações conceituais. Simão é formado em Artes Plásticas pela UnB, com Habilitação em Pintura. O artista e professor formou várias gerações de artistas ao longo de anos.

Miguel Simão  vem participando de mostras individuais e coletivas em Brasília e na região centro-oeste. Sua última individual foi a exposição  “ Aquários, Escafandros e outros Dispositivos de Imersão.”Museu Nacional da República de 21 de março a 30 de abril de 2017″