Lançamento do livro “Temporariamente Professor”

20171120_164620[1]Autora: Jaciara Nascimento

Data: 19 de janeiro.

Horário: 18:30

Local: Livraria Sebinho, 406 bloco C Asa Norte.

Entrada Franca!

Temporariamente Professor é fruto de um Diário de Bordo, isto é, relatos e considerações pessoais acerca do meu cotidiano escolar, nos primeiros anos de docência, enquanto professora de Contrato Temporário na rede pública de ensino do Distrito Federal.

Faço, inicialmente, uma explanação acerca da história da educação. Logo após, concentro a abordagem no ensino básico do Brasil.

A partir de então, direciono o texto ao cotidiano de algumas escolas públicas do DF, percorrendo cenários e situações adversas, por mim vivenciados.

Ao longo das laudas levanto reflexões sobre o ato de lecionar, os papéis sociais, o serviço público e as inúmeras problemáticas políticas, culturais e sociais do país, intrínsecas à educação do povo brasileiro.

O ponto principal desta obra está nos dilemas enfrentados pelo professor brasileiro, na atualidade; seja ele contrato temporário, seja efetivo, seja qualquer educador que faz da profissão o seu norte ou, em contrapartida, algo passageiro, transitório, momentâneo (às vezes por necessidade, outras vezes por desencanto).

A linguagem do livro está bem coloquial, dinâmica e provocativa. É uma catarse, ou melhor, um desabafo, desviando-se, obviamente, dos padrões acadêmicos no intuito de alcançar todos aqueles que se interessam pela temática.

A autora, Jaciara Nascimento é graduada em pedagogia e atualmente trabalha com Educação de Jovens e Adultos – EJA.