Lançamento do livro “Avaliação de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação”

CAPA ALTA 900X700Autores: Fernanda Antônia da Fonseca Sobral e Gilberto Lacerda Santos

Data: 09 de março

Horário: 18:30

Local: Livraria Sebinho, 406 bloco C Asa Norte.

Entrada Franca!

Avaliação de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação:  Abordagens a partir de casos concretos

Alinhamos, neste livro, nossa contribuição para o campo complexo da avaliação de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação. No Capítulo 1, apresentamos alguns princípios e aspectos conceituais acerca da avaliação de políticas públicas de promoção da CT&I. Em seguida, no Capítulo 2, discorremos sobre as tendências mais atuais das sociedades contemporâneas que levam à dimensão estratégica da CT&I e da avaliação de políticas públicas para esse setor. No Capítulo 3, apresentamos três casos de avaliação de políticas públicas de CT&I em que estivemos envolvidos: um procedimento de avaliação ex ante: Expansão do Ensino Superior; um procedimento de avaliação in itinere:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional e um procedimento de avaliação ex post: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. No capítulo 4, buscamos avançar em propostas metodológicas para esse tipo de avaliação, elaboradas a partir dos estudos de caso apresentados. Nas conclusões, lançamos um olhar global sobre toda a nossa empreitada e, à luz da mesma, desenvolvemos a tese de que considerar a avaliação como ferramenta autônoma e dispositivo inerente ao ciclo de vida das políticas públicas de CT&I é situar-se em uma perspectiva contra-hegemônica, que se distancia da mera abordagem burocrática ou propagandista, comumente praticada.

AUTORES DO LIVRO

Fernanda Antônia da Fonseca Sobral é Colaboradora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, onde atuou com professora por mais de 30 anos. É formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia  e tem Doutorado em Sociologia pela UnB. Realizou pós-doutoramento em Paris, na École das HautesÉtudes em SciencesSociales. Foi professora convidada na Universidade de Québec, em Montreal e pesquisadora visitante do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) no período de 2009 a 2011, quando coordenou e/ou participou de várias avaliações de programas de CT&I. Foi Membro do Comitê Assessor de Ciências Sociais no CNPQ. Foi Diretora de Pesquisa no Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação no ano de 2016. Atualmente é membro do Conselho da SBPC e da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias (ESOCITE.BR).

Também é membro do Conselho Consultivo da FINEP e do Conselho Superior da FAP-DF.

Gilberto Lacerda Santos é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Obteve um Ph.D. em Educação pela Universidade Laval, no Canadá, em 1995, e um Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília, em 2001. Realizou estudos de pós-doutorado em Informática Educativa na Espanha (1998) e em Gamificação no Canadá (2014). Desde os anos 90, atua em elaboração e avaliação de políticas públicas de CT&I, para, dentre outros, o governo do Brasil, a Unesco, o Centro de Gestão em Estudos Estratégicos, o Serviço Social da Indústria, o Instituto EuvaldoLodi, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o Conselho Nacional de Educação, a Comunidade Econômica Europeia e o Governo de Brasília, onde exerceu a função de Subsecretário de Educação Científica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.