Lançamento do Fotolivro Brasília: Niemeyer, Cidade, Céu

arte_lancamentoAutor: Fúlvio Martins

Data: 10 de março

Horário: 18:30

Local: Livraria Sebinho, 406 bloco C Asa Norte.

Entrada Franca!

O fotógrafo Fúlvio Martins fará o lançamento de Fotolivro Brasilia: Niemeyer, Cidade, Céu, no dia 10/03, no Sebinho Cult. O livro apresenta noventa fotos, retratando a arquitetura da cidade, sua gente e a incompreendida beleza do cerrado.

Fotolivro Brasília é fruto de mais de dez anos de fotografia, e é dividido em três capítulos: Niemeyer, Cidade e Céu. O livro destaca a Brasília viva e pulsante, muito além da maquete e do cenário político. Os monumentos de Niemeyer e o cotidiano da cidade, seus eventos e lugares diversos, e o fascinante céu candango.

Nasci em Ruy Barbosa, Bahia. Cheguei a Brasília ainda muito pequeno. Desde já, me encantava com as grandes obras do Niemeyer e como o céu abraça a cidade.

Meu interesse e encanto pela fotografia foi quando era ainda muito criança. Minha tia Celeste apareceu com uma câmera muito curiosa. Uma Roleiflex,

(Yashica Mat 124 G) que para mim, era uma espécie de caixa mágica que nos permitia ver tudo muito mais colorido. E bonito.

Em seguida, me interessei por documentários sobre a natureza e a vida selvagem. A partir daí, passei a ver a fotografia não só como uma releitura de tudo, uma representação do belo, mas também como uma ferramenta necessária em documentários. O que me incentivou e me fez querer aprender ainda mais e trabalhar com fotografia e vídeo.

O meu primeiro contato com a fotografia, na prática, aconteceu ainda na pré-adolescência, quando ganhei uma câmera do meu tio Gildenor. Isso propiciou minhas primeiras experiências e brincadeiras.

Com a chegada da tecnologia digital, finalmente adquiri a minha câmera primeira compacta e a fotografia passou a fazer parte do dia a dia. Desde então, vim definindo um estilo próprio, onde procuro retratar principalmente a natureza, o pôr do sol surpreendente de Brasília e também sua arquitetura. Enfim, tudo o que atrai o olhar, sob um bom contra luz.