Lançamento do Livro “Relações Livres”

3capa_Rli_frontalPara entender as relações livres
Como funciona essa história de ter mais de um relacionamento sério ao mesmo tempo

Namorar mais de uma pessoa ao mesmo tempo, com sinceridade, entrega, sem posse, com compromisso. É possível? E o ciúme? É tipo uma amizade colorida? É a mesma coisa que poliamor? Por que teorizar a respeito?

Esses são algumas das questões respondidas em Relações Livres: uma introdução. Lançado em Porto Alegre, chega a Brasília no próximo dia 18 de maio, sexta-feira, no Sebinho Cult. Regina Faria, uma das autoras do livro, estará  presente para confraternizar e conversar sobre o assunto. O evento ocorre das 18h30 às 21h30, com entrada franca. Os exemplares estarão à disposição por R$35. O café e bistrô oferece um leque de deliciosas opções de comidas e bebidas para acompanhar o desfrute dessas happy hours.

Sobre o livro

Os assuntos foram divididos em  cinco capítulos:

  • Monogamia, o amor limitado a uma pessoa
  • Saindo da monogamia
  • O que são relações livres
  • “E o ciúme?”
  • Questões frequentes, como filhos, as outras pessoas, a rotina nessa forma de viver.

Relações livres e outras formas de relações não-monogâmicas

Relação livre (rli) é uma das formas de não-monogamia. Há muitas outras, como poliamor, casamento aberto ou suingue, por exemplo. O que há de específico na relação livre é a que cada pessoa, mesmo quando está em um relacionamento, conserva a liberdade de decidir com quem mais vai se relacionar afetiva e sexualmente. Ou seja, não é preciso pedir permissão ao companheiro ou companheira para ficar com alguém ou namorar outra pessoa. Essa autonomia afetivo-sexual é ponto de partida da relação livre.

Além da forma rli, há quem se relacione não-monogamicamente a partir de outras combinações diferentes dessa proposta, como relação aberta ou poliamor. Nesses outros modos, é possível que haja acordos como, por exemplo, o de que sempre se pedirá permissão para namorar outra pessoa; ou de só poder se relacionar com outras pessoas em viagens; ou somente se não houver envolvimento emocional, entre outros inúmeros arranjos possíveis.

Breves definições de monogamia, não-monogamia e poligamia

Monogamia: proibição de ter mais de um relacionamento afetivo-sexual por vez. “Monogamia é uma construção social cujo marco identificador é a regra moral que diz: “não terás mais de uma companhia afetiva/sexual ao mesmo tempo.” Esta construção social é tão forte que nos dá a impressão de que casal é sinônimo de monogamia. Mas não é bem assim. Casal são duas pessoas em relação. Um casal pode ser monogâmico ou não-monogâmico.

Tendemos a achar que todo casal é monogâmico porque novelas, filmes e músicas, além de instituições, como Estado e Igrejas, martelam esse modelo na nossa cabeça o tempo todo, como se fosse a única forma de viver o amor profundamente.”(pág. 26)
Não-monogamia: liberdade, em maior ou menor grau, de ter mais de uma relação simultaneamente. Pode ser uma liberdade somente sexual ou pode ser liberdade sexual e afetiva. Também denomina o conjunto de relações que superam o tabu da monogamia, de alguma forma. Em relações não-monogâmicas (ou “não-mono”), é possível se relacionar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo num contexto em que todas as pessoas envolvidas concordem.

Poligamia: quando a possibilidade de ter vários relacionamentos é concedida a apenas uma pessoa dentro desse relacionamento. Nós não nos consideramos polígamos: entendemos que a liberdade deve ser estendida a todas as pessoas envolvidas na relação.

Serviço

Relações Livres: uma introdução
Marco Rodrigues, Roselita Campos, Rosana Sieber, Marcelo Soares e Regina Faria
104 páginas 2017  Editora Regina Faria ISBN 978-85-923136-0-9

Lançamento em Brasília
Local: Sebinho Cult
Endereço: SCLN 406, Bl. C, Lj. 44 – Asa Norte
Data: 18 de maio de 2018, sexta-feira
Horário: 18h30 às 21h30
Entrada franca – exemplar: R$ 35
Comidas e bebidas a venda no local

5ReginaFaria-pequena

Regina Faria

Jornalista, paulista, radicada em Porto Alegre
Vive relações livres desde 2011
Participa do Coletivo Rli-E, RS
regina.relacoeslivres@gmail.com
twitter @regina_rli
facebook: @coleção-rli