Lançamento do livro “Entre Anjos e Demônios”

 Autor João Vicente

Data:  03/07/2018

Horário: 18:30

Local: Livraria Sebinho, 406 bloco C Asa Norte. Entrada Franca!

197_rsz-400-600-f.581424b2Em  “Entre Anjos e Demônios”, João Vicente Goulart registra em breves testemunhos sua percepção subjetiva: os afetos, os sonhos, os delírios da infância e da formação, como se fora – o que realmente é – um personagem deste continente atormentado por tiranias, sempre às vésperas de um cataclismo geológico ou político.

A marca da geração de João Vicente Goulart foi definida numa página de Darcy Ribeiro com uma frase sintética e terrível (se referia aos intelectuais): “Vivemos neste continente sempre às vésperas do suicídio ou da insurreição”.  A única condição permanente é a condição de trânsito. O fugaz, o passageiro, o aceno enganoso de uma madrugada que não se cumpre. Para o Pai, sempre adiada pelas forças que nos impuseram sua tirania e o mantiveram até o fim, no exílio.

O João Vicente real se encaixa como personagem do grande drama da América Latina que envolve sua vida, nesta geografia onde não se separa o real do imaginário, magnificamente retratado na literatura dos grandes mestres daquele período.

Não é obra do acaso que estes testemunhos também nos cheguem em trânsito. Redigidos “entre” as duas línguas predominantes, expressam as emoções, as percepções, os enganos, as utopias políticas e existenciais nesse idioma que os séculos vão sedimentando e um dia será – esperamos… – a língua do Continente.João Vicente oferece ao leitor sua vida em trânsito, como um mergulho na experiência pessoal pela palavra emocionada.

João Vicente Goulart, é filósofo, poeta e escritor. Autor dos livros “Entre Anjos e Demônios, poemas do exílio” e “ Jango e eu: memórias de um exílio sem volta”, este, finalista do prêmio de literatura Jabuti, na categoria Biografia. Preside o Instituto João Goulart desde 2004 e é Pré Candidato à Presidência da República pelo Partido Pátria Livre-PPL