Literatura Face a Face

36933750_625232067851772_5452212935025754112_nRoda de conversa sobre o livro “Laminário” de Margarida Patriota.

Data: 07/08/2018  – às 19h

Local: Libraria Sebinho – 406 norte

Entrada Franca! 

Linguagem incisiva, senso de humor e mesmo autoironia, ampla diversidade de temas (que vão do amor nos tempos do mouse, ao contrabando, passando por balas perdidas e trombadinhas) marcam a primeira coletânea de poemas da escritora, professora e tradutora Margarida Patriota – Laminário –, pela Editora 7letras, do Rio de Janeiro.

Autora de 28 livros, entre romances, contos, ensaios e literatura para o público infanto-juvenil, a autora reúne suas composições poéticas em um volume que reflete a combinação de rigor literário e sentimento, que constitui sua obra. Seus poemas são curtos e belos, demonstrando riqueza de vocabulário, domínio sobre ritmo e rima, requinte, simplicidade e inventividade.

Desesperança

A estrela guia expira

Numa elipse cadente

O fogo de santelmo

Torra o mastro

Vagalhões emborcam o convés

Alagam o casco

E a última que morre

Recusa-se a ir antes da gente

Margarida PatriotaMargarida Patriota é autora, entre outros, dos juvenis Uma voz do outro mundo (Ed. Dimensão), agraciado com o Premio João de Barro, e Enquanto aurora (7Letras), Prêmio UBE/RJ, ambos com expressivas vendas para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Seus livros mais recentes são a novela U´Yara, rainha amazona (Saraiva); o romance A lenda de João, o assinalado (Topbooks), inspirado no poeta Cruz e Sousa; a tradução para o português do romance de Henry James,  A herdeira (7Letras); e Autores e Livros na Rádio Senado (Ed. Senado Federal), reunião de suas melhores entrevistas com outros escritores à frente do programa do mesmo nome, que ela produz e apresenta, há 20 anos, na Rádio Senado.