Lançamento do livro “Ensinar e Aprender Geografia por meio do Projeto Nós Propomos: Distrito Federal”

Capa livro NP_Vania

Autores: Vânia Lúcia Costa Alves Souza, Cristina Maria Costa Leite, Denise Mota Pereira da Silva, Hugo de Carvalho Sobrinho, Leonardo Ferreira Farias de Cunha, Rodrigo Capelle Suess.
Data: 19/10/2018
Horário: 18:30

Entrada franca!

O Projeto Nós propomos é um programa internacional, IGOT/Universidade de Lisboa, que tem o objetivo de dinamizar o estudo de caso e promover a autonomia dos estudantes da educação básica na resolução de problemas de sua cidade. No âmbito do Ensino de Geografia, esse projeto incentiva a investigação, a mobilização dos alunos e a construção de redes de cooperação entre os atores locais.

O Projeto Nós Propomos, NP, foi adaptado às particularidades do DF, que apresenta Regiões Administrativas as quais incluem múltiplas paisagens e diversas situações socioeconômicas de seus habitantes. A coordenação do projeto foi realizada por Cristina Leite, professora da Universidade de Brasília e coordenadora do GEAF, Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia.

Este livro registra a organização e as experiências do primeiro ano do Projeto Nós Propomos no Distrito Federal. A execução foi feita por cinco professores de geografia do ensino básico da Secretaria do Estado da Educação do Distrito Federal, SEEDF: Hugo Carvalho, Denise Mota, Rodrigo Suess, Leonardo Cunha e Vânia Souza, os quais atuam em escolas localizadas em quatro Regiões Administrativas: Ceilândia, Paranoá, Taguatinga e Santa Maria. O projeto foi realizado com jovens matriculados nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

As atividades nas escolas tiveram um ponto de partida, cada grupo de alunos deveria responder a questão: qual é o problema da sua cidade? Os alunos realizaram pesquisas, observações, discussões e saídas de campo. Nesses estudos, diversas temáticas apareceram, como o problema da coleta e do tratamento do lixo urbano, a falta de segurança, a necessidade de reforma da escola e dos hospitais, a construção de ciclovias, a revitalização dos espaços culturais, a construção de aparelhos de infraestrutura, a construção de parques ecológicos, as ações de combate à violência contra a mulher e as consequências da crise hídrica.

A execução do Projeto NP concretiza a possibilidade de os alunos investigarem e conhecerem melhor sua cidade, propondo ações de intervenção local que os tornem atores de sua territorialidade. Além disso, oportuniza a consolidação e o sentido da cidadania aos alunos por meio da análise crítica de seu espaço próximo, que contrapõe a ideia dos espaços homogêneos das cidades no Distrito Federal. Os Projetos Nós Propomos nas Regiões Administrativas Paranoá, Taguatinga e Santa Maria revitalizaram as aulas de geografia. Os alunos se empenharam em ações de pesquisa e reconhecimento do seu espaço cidadão em uma sociedade segregadora.

Vânia Lúcia Costa Alves Souza

Doutora em Geografia, Universidade de Brasília – UnB. Mestre em Geo-information Science, Universidade Wageningen, Países Baixos. Pesquisadora do Grupo de Estudos de Cartografia para Escolares – GECE, Universidade Federal de Goiânia. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia – GEAF, Universidade de Brasília – UnB. Professora da Carreira do Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Cristina Maria Costa Leite

Doutorado em Educação. Mestrado e Especialização em Geografia. Professora da Faculdade de Educação, FE, e da Pós Graduação em Geografia da Universidade de Brasília. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF/UnB).

Coautores

Denise Mota Pereira da Silva

Doutoranda e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF/UnB). Professora da Carreira do Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Hugo de Carvalho Sobrinho

Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF/UnB). Professor da Carreira do Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Leonardo Ferreira Farias da Cunha

Mestrando em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF/UnB). Professor da Carreira do Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).

Rodrigo Capelle Suess

Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores em Geografia (GEAF/UnB). Professor da Carreira do Magistério Público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF).