Lançamento do livro “Sou surdo e gosto de música: a musicalidade da pessoa surda na perspectiva histórico-cultural”

Tatiane Ribeiro Morais de Paula_capaAutoras: Tatiane Ribeiro Morais de Paula e Patrícia Lima Martins Pederiva
Data: 20/11/2018
Horário: 19:30 hrs

Entrada Franca!

Desde quando a pessoa surda se relaciona com o mundo sonoro? Elas vivenciam a musicalidade?

Bem, essas são perguntas comuns e frequentes para quem não teve acesso a este texto, ao finalizar a leitura, você entenderá como tudo isso se torna possível.

A experiência musical, para nós, acontece antes do nascimento, a partir das percepções ainda no útero materno. Elas são sentidas em nossa pele. O som do movimento do corpo é vivenciado de diversas formas e tudo isso faz parte do desenvolvimento da nossa musicalidade, isto é, da criação, da expressão e da interpretação musical do nosso ser. Assim, entendemos que a vivência da musicalidade acontece de modo multissensorial na unidade do funcionamento do organismo.

Como base teórica para compreendermos a relação da pessoa surda com o mundo sonoro, nos apropriamos da teoria histórico-cultural de Vigotski. Ela nos permite perceber o indivíduo como ser de possibilidades, em que a pessoa surda apresenta um defeito biológico, mas só é vista como uma pessoa com deficiência em sua relação na sociedade.

Este é um texto necessário para os corações e para as mentes de todo educador e educadora que tem a possibilidade de viver com a dessemelhança do outro, com sua singularidade, pois clarifica o entendimento de que a diferença entre os sujeitos educativos se situa no campo da diversidade de desenvolvimento humano, e não na ontogênese do ser.

Tatiane Ribeiro Morais de Paula
Doutoranda e mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Especialista em Orientação Educacional pela Faculdade do Noroeste de Minas (Finom). Graduada em Pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Professora e intérprete educacional das séries iniciais na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (GEPPE) (Certificado pelo CNPq).

Patrícia Lima Martins Pederiva
Possui pós-doutorado no Departamiento de Psicologia Evolutiva y Educación de la Universidad Autónoma de Madrid, España. Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília. Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Especialização em Execução Musical e licenciatura em Música pela Universidade de Brasília. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação e do PPGE- Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília. Coordenadora do GEPPE- Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (Certificado pelo CNPq).