Lançamento do livro “O livro dos cacos e outros fragmentos incômodos”

capaAutor: Gladstone Machado de Menezes
Data: 06/12/2018
Horário: 19:30

Entrada Franca!

‘O livro dos cacos e outros fragmentos incômodos’, do escritor e artista brasiliense Gladstone Machado de Menezes, será lançado no próximo dia 8 de novembro (quinta-feira), a partir das 19h, na tradicional Livraria Sebinho, seguido de uma conversa com o autor. A publicação conta com subsídio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

‘O livro dos cacos e outros fragmentos incômodos’ reúne textos poéticos e de uma série de imagens que evocam questões cotidianas que transitam entre filosofia, religiosidades, gênero, viagens, memória afetiva, dentre outros assuntos. Esse conteúdo foi distribuído em quatro pequenos volumes, em um formato de design inovador.

No primeiro volume, intitulado ‘O livro dos cacos’, foram incluídos textos com características intimistas e líricas: ‘O livro dos cacos’ e ‘Impressões de tarde clara em São Luís’ (1990), Hebdomadário (2013) e Diário de férias do velho sátiro (2012).

O segundo volume contém os ‘120 dias gerúndios’, que foram escritos entre 2014 e 2017. São blocos de textos concentrados de frases curtas que sintetizam ações, citações, reflexões e constatações de um diário contínuo e ao mesmo tempo estático, em tempo verbal gerúndio.

O terceiro volume, denominado ‘Diário bissexto’, contém apenas imagens produzidas entre 2010 e 2015. São 366 recortes fotográficos de paisagens, objetos, animais, vegetação, construções, personagens – reunidas de forma a comporem um diário-registro visual em diálogo com os demais livros. Tanto os ‘120 dias gerúndios’ quanto o ‘Diário bissexto’ podem ser lidos/folheados de maneira não sequencial.

O quarto volume, é o ‘Glossário’. “A ideia seria auxiliar o leitor, de forma lúdica, na compreensão de termos pouco usuais e referências a artistas, fatos e personagens históricos, literários ou mitológicos”, explica o autor.

Gladstone Machado de Menezes, além da literatura, participa mostras de artes visuais coletivas e individuais desde 1985. Nasceu em Brasília, em 1962. É licenciado em Educação Artística – Artes Cênicas e pós-graduado em Arte, educação e tecnologias contemporâneas, pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2005 publicou o romance infanto-juvenil ‘Rapunzel’, pela Thesaurus Editora. Em 2010 foi a vez do livro de contos ‘Histórias desagradáveis’, pela LGE Editora. Em 2012 foi publicado o ensaio ‘Kwe, luzes do arco-íris’, que trata de religiões de matriz africanas. Em 2013, juntamente com o grupo de escritores ‘O Bodoque’, publicou contos curtos em ‘Inventário de desimportâncias’, pela editora Clube de Autores.

Serviço

Lançamento deO livro dos cacos e outros fragmentos incômodos’ e conversa com o autor Gladstone Machado de Menezes

Quando: 8 de novembro, às 19h

Onde: Livraria Sebinho

Entrada franca

Sugestão etária: +16 anos

Contato com a imprensa:
Larissa Itaboraí – (61) 98230-5345
larissa.itaborai@dotpro.com.br

Angélica Brunacci – (61) 98402-2049
angelica.brunacci@dotpro.com.br