Lançamento do livro “A imagem portátil: celulares e audiovisual”

Adriano Chagas 4-01

Autor: Adriano Chagas
Data: 07/06/2019
Horário: 19h

Entrada gratuita!

A imagem portátil: celulares e audiovisual mostra como a disseminação dos smartphones na sociedade contemporânea contribui para o aumento da criação, circulação e exibição de imagens originais, com características únicas. Toda essa produção consolida uma relação de coexistência com as imagens do cinema e da televisão. Integra um repertório que, no passado, só poderia ser produzido e assistido nas mídias clássicas ou em computadores domésticos.

O autor também destaca o percurso histórico das telas e coloca em discussão o excessivo consumo de imagens e aparelhos nos dias atuais. Ao mesmo tempo, o livro aborda ainda os comportamentos e práticas dos indivíduos portando seus smartphones, em produções de vídeos de toda sorte e registros diversos, e as condições de audiência das imagens nas pequenas telas dos telefones celulares. No último capítulo, há a análise de filmes experimentais, promocionais e independentes, gravados com câmeras de smartphones.

Sobre o autor:

Adriano Chagas é jornalista, mestre em Comunicação e doutorando em Artes, Cultura e Linguagens na Universidade Federal de Juiz de Fora. Integra o ENTELAS – grupo de pesquisa em conteúdos transmídia, convergência de cultura e telas. Foi professor na Unifeso e na Estácio (RJ). Atuou em empresas como Rádio CBN, Embratel, TVE/RJ e EBC/TV Brasil, como chefe de reportagem, editor-chefe, gerente de produção de TV e coordenador de Produção Musical.