Bloomsday 2019 – 14 de junho

Banner_1200x400

Sebinho comemora o Bloomsday no dia 14 de junho

A oitava edição do Bloomsday ocorrerá na Livraria Sebinho, em parceria com a Embaixada da Irlanda, no dia 14 de junho, sexta-feira, dois dias antes da data oficial da celebração mundial de Ulisses, o clássico romance do escritor irlandês James Joyce.

A festa foi batizada com o sobrenome do protagonista do romance, Leopold Bloom, um homem comum, cuja jornada ao longo do dia 16 de junho de 1904 na cidade de Dublin costuma ser comparada a um remake da Odisseia de Homero ou do Inferno de Dante ou da Comédia Humana de Balzac, a um microcosmo da saga da Humanidade.

O evento terá início às 19h na parte externa da Livraria Sebinho, onde será montado um palco. Antes, porém, às 17h, no auditório do Sebinho, o professor José Roberto O’Shea vai proferir uma palestra com o título “Dubliners/Saga da Publicação: Dublinenses/Estratégia da Tradução”.  Esta é a segunda vez que O’Shea, um dos mais importantes tradutores de Joyce no Brasil, vem ao Sebinho prestigiar o Bloomsday.

Festa – Mais uma vez a banda Tanaman Dùl cuidará da animação musical com peças baseadas na obra de James Joyce.

No cardápio do almoço e do jantar, será servido um prato típico irlandês, com sobremesa, e, óbvio, muita cerveja. Além do serviço dos garçons, haverá um balcão para a venda avulsa de comida e bebida.

Participarão do evento o embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, com uma palestra e leituras de trechos do Ulisses, a professora Michelle Alvarenga e voluntários da plateia.

O jornalista Antônio Carlos Queiroz fará uma pequena exposição sobre o “O nacionalismo irlandês e o realismo mágico”, inspirada no capítulo 12 do Ulisses.

No final da festa o Sebinho sorteará três exemplares de livros de James Joyce.

O programação:

1) Palestra do professor José Roberto O’Shea (“Dubliners/Saga da Publicação Dublinenses/Estratégia da Tradução”) às 17h, no auditório do subsolo;

2) Abertura do evento às 19h, com palestra do embaixador da Irlanda, Séan Hoy;

3) Leitura de um trecho do Ulisses pela professora Michelle Alvarenga;

4) Pequena exposição do jornalista Antônio Carlos Queiroz sobre “O nacionalismo irlandês e o realismo mágico”;

5) Leitura de trechos do Ulisses por voluntários da plateia;

6) Sorteio de três obras de James Joyce;

7) Distribuição de lembrancinhas;

8) Show musical da banda Tanaman Dùl.

Reserve já sua mesa pelo telefone 3447444 ou pelo WhatsApp 9 9682-6829.