Os sertões: conversa Literária com Eva Leones

sertoes

Dia 11 de Junho de 2019, Terça-Feira às 20h

Livraria Sebinho 406 Asa Norte

Entrada Franca!

“Os sertões: uma flora de resistência rara”

Nesse 11 de Junho, terça-feira, receberemos a Professora Eva Leones para uma Conversa Literária sobre a obra do homenageado da Flip 2019, Euclides da Cunha (1966-1909), aqui no Sebinho. Para falar desse grande clássico da literatura brasileira, também participará, como mediador, Edson de Sousa. Entre outros aspectos, serão abordadas questões como a do gênero literário e da vocação para o monumento da obra euclidiana, passando pela relação do autor com a poesia, com a história e com o ensaio, entre jornalístico e científico. Em Euclides da Cunha, a resistência do sertão e do sertanejo floresce como palavra e como literatura. Compareçam!

Eva Leones é doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela  USP – tendo defendido, em 2005, tese sobre o poeta Murilo Mendes – e mestre em Teoria da Literatura pela UnB, onde apresentou, em 1998, dissertação a respeito da recepção da obra do poeta Augusto dos Anjos. É responsável por cursos livres de literatura, desde 2001, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília.

Edson de Sousa é mestrando em Direito e Literatura, e bacharel em Direito pela UnB, onde defendeu, em 2017, a monografia “Sobrevivente, vítima, testemunha: B. Kucinski e o passado irrevogável da justiça de transição”. É, também, poeta e leitor.