LAnçamento do livro “O Verão Tardio”

CONVITE_OVeraoTardio_Brasilia (1) (1)Luiz Ruffato lança no Sebinho “O Verão Tardio”

O consagrado escritor mineiro Luiz Ruffato lançará o seu sexto romance, “O Verão Tardio”, na Livraria Sebinho, no próximo dia 13 de junho, às 19h.

A história concentra-se em Oséias, representante comercial de produtos agropecuários em São Paulo, que, depois de 20 anos, volta à cidade natal, Cataguases, Minas Gerais, para fazer um acerto de contas com o passado. Durante seis dias ele relembra o suicídio da menina Lígia, motivo de sua mudança para São Paulo, e revisita os irmãos João Lúcio, Isabela e Rosana, cada um deles de uma camada social diferente, incomunicáveis, sectários, “planetas errantes” a ponto de se chocar e serem destruídos.

Os personagens de “O Verão Tardio” são, basicamente, os brasileiros de classe média que se decepcionaram com os governos do PT, viraram extremistas e se tornaram eleitores de Jair Bolsonaro.

Oséias descobre que Cataguases não há mais. Que Minas não há mais. Que o Brasil não há mais. Pelo menos, não mais aquele Brasil “país tropical, abençoado por Deus, e bonito por natureza”, no qual os brasileiros e brasileiras pareciam cordiais. Numa entrevista, destrinchando esse velho mito, Ruffato exclamou: “Como somos super gentis se temos 70 mil homicídios por ano, se temos os maiores índices de feminicídio e morte de gays? A violência doméstica é a mais alta do mundo e matamos 50 mil pessoas no trânsito”.

O escritor diz que a literatura nacional sempre retratou os ricos e os miseráveis, mas quase nunca as camadas médias da população, essa que vive em constante crise de identidade e se parece com um pêndulo, indo da esquerda para a direita ou em sentido contrário. “O Verão Tardio” retrata essa gente e o Brasil que acabou caindo no fundo do poço da violência e da mediocridade.

Durante o lançamento, Luiz Ruffato fará uma palestra sobre o seu novo livro e a conjuntura nacional. Anote na sua agenda!

Título original: O VERÃO TARDIO
Capa: Kiko Farkas / Máquina Estúdio
Páginas: 232
Formato: 14.00 X 21.00 cm
Peso: 0.293 kg
Acabamento: Brochura com Orelha
Lançamento: 22/04/2019
ISBN: 9788535932119
Selo: Companhia das Letras